Abrir uma papelaria pode ser uma ótima pedida para pessoas que querem empreender. Antigamente, esse negócio comercializava papeis e material escolar. No entanto, para evitar que as vendas fossem sazonais, foram incluídos outros itens, como acessórios de informática, artigos de escritório, etc. Além disso, por mais que hoje em dia o digital esteja cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, muitas ainda preferem o papel, principalmente pelo aspecto bonito causado pelos acessórios vendidos na papelaria.

Contudo, por mais que tenha um bom mercado para explorar, é primordial ter um bom planejamento e organização, visto que diversos detalhes precisam ser considerados. Nesse sentido, a escolha do imóvel é primordial, sendo necessário contar com a ajuda de uma imobiliária em Palhoça ou na cidade do qual pretenda abrir sua papelaria e estudar sobre o assunto.

Portanto, pensando em te ajudar a desenvolver sua ideia de negócio, preparamos para o post de hoje 9 dicas para escolher imóveis para abrir sua papelaria. Vamos lá?

Tenha o plano de negócios em mãos

Antes de sair em busca do imóvel ideal, você precisa elaborar seu plano de negócios. Afinal, é a partir dele que será capaz de entender seu público-alvo, quais produtos e serviços pretendem oferecer, qual o montante que deverá ser investido, faturamento mensal, etc. Tudo isso é relevante para que você escolha o imóvel que mais se adequa à realidade de seu negócio e garantir que ele seja sustentável no longo prazo.

Avalie a localização do imóvel

Com o plano de negócios em mente, é hora de analisar a localização de sua papelaria. Ela é um dos pontos mais importantes, pois influencia diretamente no faturamento de seu negócio. Sendo assim, você precisa analisar seu público-alvo, renda e hábitos de consumo para entender qual seria a melhor opção. Por exemplo, se o foco for crianças de classe alta, é importante que o imóvel esteja localizado em um bairro nobre da cidade ou próximo das escolas que esse público frequenta.

Considere os equipamentos

Não podemos deixar de lembrar também que o imóvel deve ser escolhido de acordo com a estrutura que pretende montar no local. Por isso, avalie quais equipamentos pretende adquirir, o número de gôndolas e produtos, se pretende oferecer serviços de informática, como impressão de documentos, cópias, etc. Afinal, é importante que você consiga distribuir todos os equipamentos necessários no local, sem atrapalhar a circulação.

Como escolher um imóvel para abrir uma papelaria?
Foto de Frans van Heerden

Pense no tamanho do imóvel

Ligado com o tópico anterior, o tamanho do imóvel também é relevante. Ele deve ser escolhido considerando os equipamentos necessários, é claro, mas também outros pontos, como a circulação ideal para os clientes, quantidade de prateleiras que pretende instalar, quantos funcionários pretende contratar, onde colocar os caixas, se terá um espaço de leitura para crianças, etc. Isso é muito importante para que você tenha um imóvel adequado à realidade de seu negócio.

Avalie as necessidades dos clientes

Quando você monta o plano de negócios também faz uma análise de seu público-alvo, considerando seus desejos e necessidades. Isso é muito importante para quem quer ter um negócio duradouro e no caso da papelaria, existem diversos pontos de atenção. Por exemplo, pode ser interessante ter um espaço voltado para atividades das crianças, principalmente se estiver dentro de um shopping, por exemplo.

Não se esqueça dos funcionários

Vale lembrar ainda que os funcionários são a alma do negócio e o imóvel precisa atender as necessidades e conforto dos colaboradores. Sendo assim, analise a necessidade de ter uma copa para que façam o lanche e almocem, além de oferecer um banheiro separado dos clientes.

Tenha todos os documentos com você

Existe uma grande burocracia para abrir um negócio e na papelaria isso não é diferente. É necessário registrá-la nos órgãos competentes e obter todas as autorizações para seu funcionamento. Caso contrário, você pode sofrer diversas sanções, que variam desde multas até o fechamento da empresa. Além disso, tenha todos os documentos necessários para enviar à imobiliária e garantir que sejam aprovados para locação ou compra do prédio.

Considere a necessidade de reformas

Dependendo do caso, pode ser necessário realizar algum tipo de reforma no local. Sendo assim, você precisa confirmar se existe essa possiblidade e incluir todos os gastos em seu orçamento. Isso porque, às vezes pode ser melhor optar por um imóvel pronto do que precisar fazer a reforma por conta própria.

Conte com a ajuda de especialistas

Por fim, não deixe de contar com a ajuda de uma imobiliária para encontrar o imóvel ideal. Afinal, como ela possui maior experiência e conhecimento, irá entender o que você precisa e encontrar a melhor opção para seu negócio. Com isso, você pode focar em outros pontos importantes.

Então, com as dicas do post de hoje, temos certeza que será muito mais simples abrir sua papelaria. Por isso, é hora de colocá-las em prática e já contratar a imobiliária para encontrar o imóvel ideal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

youth2015 wordsmatter2012 shesthefest wmxs888888 cemeterbaik kosip ojosverdesediciones cequelejourdoitalanuit impresionesmias vrdoorperu referencedrugstores cutepics gospelconnoisseur blesstube peveroweb randomoverload couleurfrance cemeqiuqiu msnsmileys mycoolpix